Primeiro evento realizado no Rio de Janeiro voltado às artes cênicas e à formação artística, com espetáculos, oficinas e demonstrações-debates abordando temas na América Latina.

Idealizado pelo ator e diretor Leandro Lobo, o ENLATA  conta com a participação de 4 países e um total de 7 espetáculos. O encontro terá uma grande ocupação no SESC Tijuca, onde o espaço Ânima abrigará as oficinas. Para as apresentações reservamos o Teatro II e a Casa Rosa que receberão uma grande estrutura técnica para atender as produções do Equador, Colômbia, República Dominicana e Brasil.

Um diferencial do ENLATA é a sua entrada nas instituições de ensino, como CAL, UNIVERCIDADE e UNRIO, onde os atores em formação poderão conhecer, através das Demonstrações-Debates, um pouco sobre  a linha de trabalho de cada grupo e discutir sobre temas, que fazem relação do teatro no Brasil e sua referência com o panorama teatral realizado nos demais países da América Latina.

O Evento também terá uma noite especial, onde será lançado o livro de teatro "La Niebla Y La Montaña" de Patricio Vallejo, diretor do grupo equatoriano Contraelviento, que nessa mesma noite receberá uma homenagem pela comemoração dos seus 20 anos de companhia, juntamente com um debate com a participação de todos os diretores do encontro.

O ENLATA, em seu primeiro ano, tem como objetivo principal promover o intercâmbio cultural dos países latino-americanos, tendo também uma grande preocupação com a formação e a qualificação profissional.

Os grupos permanecerão no Rio durante todo o evento e terão a possibilidade de aprofundar o intercâmbio de suas linguagens, pois estarão hospedados na sede do Travessia Teatro, uma casa centenária na Zona Norte do Rio.